domingo, 7 de fevereiro de 2010

2010: Ano Europeu do Combate à Pobreza e Exclusão Social




Pobreza: uma pessoa que vive na pobreza pode enfrentar múltiplos problemas: desemprego, fraco rendimento, alojamento desconfortável, falta de benefícios de saúde e enfrenta obstáculos nos acessos à aprendizagem ao longo da vida, à cultura, ao desporto e aos lazeres.

Exclusão social:
processo através do qual algumas pessoas são atiradas para a periferia da sociedade impedindo a sua participação plena na vida social devido à pobreza, à falta de competências de base e de possibilidades de aprendizagem ao longo da vida ou devido a alguma discriminação. Essas pessoas possuem acesso muito restrito ao poder e aos organismos de decisão e sentem-se incapazes de influenciar as decisões que afectam a sua vida quotidiana.

(Tradução do Relatório Conjunto Sobre Inclusão Social, COM 2003, 773 Final).


O Parlamento Europeu e o Conselho da União Europeia aprovaram em 22 de Outubro de 2008 a decisão relativa à instituição de 2010 como Ano Europeu de Combate à Pobreza e à Exclusão Social.



O trabalho durante este ano pretende alcançar:

- Responsabilidade partilhada e participação – envolver e mobilizar todas as pessoas e instituições neste combate.
- Coesão – uma sociedade moderna deve de ser capaz de garantir o bem-estar de todos os seus membros, aceitando a diversidade e as diferenças.
- Empenho e acções concretas – compromisso de todos os actores no sentido de desenvolverem um esforço a longo prazo no combate à pobreza.

Para tal todos somos chamados a actuar:

Estado + Autarquias + Organizações Não Governamentais + Sector Privado + Estruturas da Área Social + Parceiros Sociais + População em Geral


E tu, o que vais fazer?



0 comentários:

Enviar um comentário