quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

JOC Porto - Quem somos Nós?

Mas afinal o que é? E quem são eles?


Caro(a) “blogger”, J.O.C. significa Juventude Operária Católica e, citando uma frase já tão conhecida por todos nós, é "um movimento de jovens, pelos jovens e para os jovens".


Somos pessoas que sentimos necessidade de nos juntar, associar, parar, reflectir e mudar o nosso pequeno mundo com simples, mas grandes gestos e atitudes. Sentamo-nos em conjunto numa sala de reunião, num centro paroquial, num café ou em casa de um amigo, e em grupo vemos o que se passa à nossa volta, o que nos preocupa no trabalho, na escola, na vida familiar, as injustiças que vivemos todos os dias.


Como cristãos julgámos estas pequenas realidades com os valores que Jesus Cristo nos transmite, através do Evangelho e da sua vida. Questionamo-nos sempre qual seria a atitude de Jesus Cristo, o que faria ele se o seu melhor amigo fosse despedido.

Após esta reflexão, pessoal e conjunta, passamos à acção! Agimos de forma consciente, individual e em grupo, acreditando que o Mundo pode mudar e que nós fazemos parte da sua mudança!

Somos jovens irrequietos e espalhados um pouco por todo o país. Estamos organizados em pequenos grupos de base (paróquias) e em dioceses.

E estes somos nós! JOC da Diocese do Porto!


O grupo de militantes, Farol (Diana e Lisandra) e o grupo Mil Cores (Pedro, Alberto, Miguel, que falta na foto, Ana Cristina, Sandra e Rita), da base de Codessos.


Alguns meninos do grupo mais novo de Fiães, Sorrisos (que fazem parte a Luísa, Natália, Ana Catarina, Miguel, Rui, Tiago, Maria, João, Catarina e Manuela) e a animadora, Marta. Na mesma base existe um grupo de militantes, o grupo Raízes, com o Nelson e Ricardo.



O grupo de militantes de S. Roque, aRisca (na foto: Susana e eu, Paula, Patrícia e Filipa e a Diana, que já fez parte do grupo).



O grupo CLIP, também de S.Roque (Jessica e Carlos).


O grupo (Es)Trunfo de Vilar do Paraíso (Andreia, Marlene e o animador, André), juntamente com o grupo mais novo, o grupo JASMIN (Joana, Ana, Sofia, Marisa, Isabel e Nelson, que não aparece na foto).



O grupo Despertar, de Gemunde (Ana, Domingos, Sónia Joana e Patrícia).

Nesta base nasceu há pouco tempo um outro grupo mais novo com o Miguel, a Laura, a Sara e a Marta.

Em Lobão existem dois grupos: do grupo mais velho faz parte o André, Ruben e Susana, e do grupo mais recente fazem parte a Rosana, André, Ana Sofia Fernando e Carina.
Não me podia esquecer da Fátima que recentemente se tornou militante da JOC, fazendo a sua caminhada em Lobão (Porto) e Prior Velho (Lisboa), que está de regresso à nossa diocese e que já anima um dos grupos de Lobão. Sê bem-vinda novamente!

Nem do nosso amigo mais recente, o Padre Tiago (pároco de Válega) que se aventurou e aceitou o desafio de conhecer a JOC e estes jovens especiais.

Há ainda outras pessoas que não foram referidas e fazem parte da nossa família! Elas continuam a animar grupos e têm um papel muito activo no movimento. São elas o André e a Maria das Neves, ex-militantes de S. João de Ver, a Marta e o Filipe, ex-militantes de Fiães.

Um muito obrigado a todos os colaboradores permanentes da revista JO que estão sempre disponíveis para a tornar cada vez melhor: Raquel e Pedro Vidinha, Gabriel Castro, Ricardo Rocha ou Rato para os amigos e as militantes já referidas anteriormente (Susana Costa e Filipa Maia).

Queria também deixar um abraço especial e um obrigado aos jocistas que nos deixaram o ano passado: ao Rato, Vitor e Helder (S. João de Ver), à Carla (Fiães) e ao Padre Martins, páraco da Madalena, que durante 8 anos foi Assistente Diocesano da JOC.

E para findar, gostava apenas de acrescentar que a JOC não se define nem se descreve.

Ela sente-se! e só quem realmente a vive de alguma forma sabe o que realmente siginifica!


Paula Magalhães

4 comentários:

Joana disse...

Esta é mesmo a melhor forma de nos descrever...

Anónimo disse...

Boa tarde

Queria em primeiro lugar dizer que tambem eu já frequentei a JOC á uns aninhos e sei bem o que é e como nos marca para o resto das nossas vidas. Adorei os anos que lá estive, conhecer novas pessoas, fazer novas amizades e crescer todos em conjunto.Foi sem dúvida uma esperiência muito enriquecedora para mim... Gostaria de saber como posso entra em contacto com os jocistas que são mencionados no texto acima: "Queria também deixar um abraço especial e um obrigado aos jocistas que nos deixaram o ano passado: ao Rato, Vitor e Helder (S. João de Ver...é que eu acho que os conheci num dos campos de férias que fiz e gostava de volta-los a encontrar! É possivel? Um abraço a todos.

"Cada jovem trabalhador vale mais que todo o ouro do mundo." Cardijn disse...

Olá!
Obrigada, ainda bem que a JOC deixou essa marca tão positiva!
Para entrar em contacto com estes militantes o mlehor é enviar um mail para o endereço da diocese (jocporto@gmail.com) com os seus conatctos e lhe será dado o melhor encaminhamento, para que esse contacto se volte a concretizar!

Obrigada, até um dia destes, numa qualquer actividade da JOC! Aparece!

Eq. Colaboradores JO

Anónimo disse...

Obrigado pela resposta e pelo contacto!

Um abraço a todos.
Flávio Pires

Enviar um comentário