domingo, 28 de março de 2010

Terríveis 14 anos

Investigadores identificam a idade mais perigosa na adolescência: 14 anos, a idade em que correr riscos dá mais gozo.

"Os nossos filhos não são adversários nem inimigos, nem pessoas que de repente aterraram lá em casa", diz o pediatra Mário Cordeiro, pai de cinco filhos com idades entre os seis e os 31. Para muitos casais, a visão pode ser outra, sobretudo quando começam os comportamentos mais desgovernados da adolescência. Um estudo publicado ontem na revista científica "Cognitive Development" revela que a idade potencialmente mais perigosa nos rapazes são os 14 anos. Para as raparigas ainda não há resultados, mas diz a sabedoria popular que são menos arrebatadas, pelo menos ao nível dos comportamentos, pela adolescência.

Afastamento excessivo dos pais (não o que é suposto à medida que o adolescente vai guardando o direito à sua intimidade e privacidade), quebra do rendimento escolar ou situações de isolamento ou agressividade em casa são sinais que devem ser seguidos com cuidado pelos pais, alertam os especialistas. Em alguns casos poderão motivar acompanhamento clínico. Mas o problema não é só dos filhos, sustenta Marta Pedro: "Pais que se sentem sistematicamente incompetentes podem precisar de ajuda. O processo terapêutico é mais rápido se for familiar."

Para leres a notícia completa liga-te a: http://www.ionline.pt/conteudo/52735-terriveis-14-anos-idade-em-que-correr-riscos-da-mais-gozo

iOnline
Marta Reis
26 de Março 2010

0 comentários:

Enviar um comentário