segunda-feira, 17 de maio de 2010

JULGAR! - Dificuldade de Integração dos Jovens no Mundo do Trabalho


Com a ajuda dos textos que se seguem e com as questões de orientação, pára um pouco para reflectir.

Artigo 23º
"Toda a pessoa tem direito ao trabalho, à livre escolha do trabalho, a condições equitativas e satisfatórias de trabalho e à protecção contra o desemprego"
(Declaração Universal dos direitos Humanos)


“Daqui a razão pela qual a Igreja defende e aprova a criação daquilo que agora designamos por sindicatos, não certamente por preconceitos ideológicos nem por cedência a uma mentalidade de classe, mas porque o associar-se é um «direito natural» do ser humano e, portanto, anterior à sua integração na sociedade politica”.
(D.S.I. Centesimus Annus)


"Outro índice comum à grande maioria das nações é o fenómeno do desemprego e do sub emprego. (…) Este fenómeno, com a série de efeitos negativos que comporta, a nível individual e social, desde a degradação até à perda do respeito que cada pessoa, homem ou mulher, deve a si mesmo, convida-nos a interrogar-nos seriamente. (…) É necessário acentuar bem que o elemento constitutivo e ao mesmo tempo a verificação mais adequada de tal progresso no espírito de justiça e de paz, que a igreja proclama e pelo qual não cessa de orar (…) é exactamente a revalorização contínua do trabalho humano, quer sob o aspecto da sua finalidade objectiva quer sob o aspecto da dignidade do sujeito de todo o trabalho, que é o homem."
(D.S.I. A Solicitude social da Igreja)


* Mt 20, 1-6
Os trabalhadores da vinha
"Com efeito, o Reino do Céu é semelhante a um proprietário que saiu ao romper da manhã, a fim de contratar trabalhadores para a sua vinha. Ajustou com eles um denário por dia e enviou-os para a sua vinha. Saiu depois pelas nove horas, viu outros na praça, que estavam sem trabalho, e disse-lhes: “Ide também para a minha vinha e tereis o salário que for justo”. E eles foram. Saiu de novo por volta do meio-dia e das três da tarde, e fez o mesmo. Saindo pelas cinco da tarde, encontrou ainda outros que ali estavam e disse-lhes: Porque ficais aqui todo o dia sem trabalhar?"


Questões:

1ª – Como me posiciono perante esta realidade?

2ª – Que valores espera Cristo que eu redescubra e ponha em prática?

Etapa Julgar
O grupo de trabalho da
Realidade Diocesana

0 comentários:

Enviar um comentário