terça-feira, 28 de setembro de 2010

Pastoral Operária - Nota de Imprensa



O Conselho Nacional de Pastoral Operária realizou a sua reunião anual este Sábado dia 25 de Setembro/10, na Casa das irmãs dominicanas em Aveiro.

A Pastoral Operária congrega os organismos que fazem trabalho de Igreja no Mundo Operário: JOC (Juventude Operária Católica), LOC/MTC (Liga Operária Católica/Movimento de Trabalhadores Cristãos), MAAC (Movimento de Apostolado de Adolescentes e Crianças), PEMO E REMO (Padres e Religiosas em Mundo Operário)

Iniciamos com um espaço de formação, ajudados pelo Pe. Luís Inácio João, Secretário da Comissão Episcopal para o Laicado e Família, com quem debatemos e aprofundamos o documento “Repensar juntos a Pastoral da Igreja em Portugal”, partindo da Carta Pastoral “Para um rosto Missionário da Igreja em Portugal” que já todos tínhamos lido e anotado.

Usando também a Carta dos Bispos Europeus sobre a Igreja na Europa, partilhamos as dificuldades e entraves que hoje vivemos em Igreja, o discernimento necessário perante os sinais dos tempos e os desafios que se nos colocam.

Sendo uma realidade para toda a Igreja, não deixamos de procurar especificar aspectos importantes para a nossa missão evangelizadora em Mundo Operário, perante as realidades muito difíceis que hoje vivem os trabalhadores

Da parte de tarde foram discutidos e aprovados a acta do Conselho anterior, o relatório de actividades e contas e foi eleito por unanimidade, para Coordenador Nacional da Pastoral Operária, para um 2º e último mandato de 3 anos, Américo Monteiro Oliveira, militante da LOC/MTC na Diocese de Braga que, dinamizará o trabalho em Equipa Executiva com o Pe. Emanuel Vaz como Assistente, a Carla Santos pelo MAAC e a Sofia Guimas pela JOC.

Tivemos ainda um bom espaço de partilha da acção e da dinâmica que cada organismo membro da Pastoral Operária perspectivou para o próximo ano bem como os principais desafios para cada um e para a Pastoral Operária no seu todo.

Perante a realidade muito marcante de desemprego, de salários baixos e em atraso, desregulação do trabalho, dificuldades graves de muitas famílias do meio operário e de todo o país, é grande o desafio ao discernimento para, como cristãos, nos empenharmos solidariamente neste meio e continuarmos a ser fonte de esperança.

O Coordenador Nacional da Pastoral Operária

Américo Monteiro Oliveira

0 comentários:

Enviar um comentário