«No Dia Nacional da Água, a Quercus alerta que o programa nacional para o uso eficiente deste recurso está “na gaveta”, desde que foi aprovado em Conselho de Ministros em Junho de 2005.A associação ambientalista lembra que estão definidas, desde 2001, mais de 80 medidas para poupar água na agricultura, indústria e abastecimento para o consumo humano.
Levar água às populações representa 46 por cento dos custos de produção de água. Por isso, o programa nacional quer que, no espaço de dez anos, se consiga aumentar em 20 por cento a eficiência na utilização da água. Isto corresponderia a uma poupança de 160 milhões de metros cúbicos por ano.
A Quercus salienta que os objectivos para a reutilização da água ainda estão longe. De acordo com o Plano Estratégico de Abastecimento de Água e de Saneamento de Águas Residuais, é necessário atingir até 2013 pelo menos 10 por cento de reutilização das águas residuais tratadas.
Para comemorar o Dia Nacional da Água, a Quercus e a Empresa Águas do Algarve SA lançaram hoje o projecto "Escolas Amigas da Água". A ideia, explica a associação em comunicado, é "sensibilizar a comunidade escolar para o uso eficiente da água nesses espaços de ensino", no sentido de "conseguir uma maior eficiência de utilização" deste recurso.»
Helena Geraldes, em 01.10.2010
Notícia integral em: http://ecosfera.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1458977
A água é um património de todos, e todos devemos reconhecer o seu valor. Cada um de nós tem o dever de a economizar e de a utilizar com cuidado.
0 comentários:
Enviar um comentário