quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Natal por todo o Mundo!

O Natal é cristão, e portanto, universal. É uma festa que se celebra em todos os pontos do planeta com o mesmo objectivo: celebrar com os entes queridos o nascimento de Jesus. Mas não se manifesta em todos os países da mesma maneira, podemos encontrar centenas de tradições à volta do mundo.

As “Posadas” mexicanas
As tradicionais “Posadas” do México são mundialmente conhecidas. Nelas se recorda a Virgem Maria e São José à procura de alojamento para o nascimento do Menino Jesus. Este ritual realiza-se durante a novena, os nove dias que precedem a noite de 24 de Dezembro. Daniel Saavedra, um jovem mexicano, conta como “durante as Posadas se parte a ‘pinãta’ que representa os sete pecados capitais e os doces que caem dela as bênçãos que Deus concede por vencer a tentação".

Filipinas cheia de ‘Paroles’
Aqui a festa começa a 16 de Dezembro com a ‘Missa do Galo’ à qual vão todos os católicos às quatro e meia da madrugada durante nove dias, até ao dia 24 de Dezembro. Depois de cada missa, como afirma Jaime Agon “é tradição comer pasteis feitos de arroz (‘bibingka’) que vendem à porta das igrejas”. Este jovem filipino, conta como ele, como todos os filipinos, coloca um ‘Parol’ (uma tocha) na janela da sua casa que simboliza a estrela que guiou os Reis Magos até ao Presépio de Belém. (na foto)


Doze pratos no jantar polaco
Na Polónia, o dia central do Natal é o dia 24 de Dezembro. Este dia no qual, como em muitos países se janta em família, tem uns aspectos muito peculiares. Estes dão-se em torno da mesa onde se reunirá a família: debaixo da toalha coloca-se feno, que simboliza as origens do Menino Jesus. Ao por a mesa há sempre um prato a mais, em memória dos familiares que já não podem estar na celebração. Nessa noite o menu consta de doze pratos, nenhum leva carne e não se bebe álcool já que é um dia de preparação para a verdadeira festa que é o Nascimento. Não falta uma espécie de hóstia (‘oplatek’) que durante séculos significou a reconciliação entre os homens.

Iraque,
igrejas sem decoração natalícia
Depois do atentado na catedral de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro do Iraque, este ano não haverá Missas do Galo nem em Bagdad, nem em Mosul, nem em Kirkuk. Por razões de segurança, as igrejas não terão coroas nem decoração e as missas celebrar-se-ão durante o dia e com a maior sobriedade. Há grande preocupação pelo futuro dos jovens que, desde há dois meses, não podem frequentar a universidade. O arcebispo de Kirkuk, Dom Louis Sako, assegurou que apesar de tudo “o Natal traz sempre uma mensagem de esperança”.

Tal como no Iraque, há outros países que não têm liberdade religiosa, e que necessitam da oração e apoio de toda a Igreja.

Os Reis Magos visitam Espanha
A tradição mais peculiar de Espanha é a dos Reis Magos. Chegam a Espanha na noite de 6 de Janeiro para premiar os meninos que se portaram bem durante todo o ano. Na tarde anterior, os reis aparecem em carroças de onde atiram rebuçados que as crianças recolhem.


22 Dezembro 2010
em www.madrid11.com

0 comentários:

Enviar um comentário