Com o tema “Equipa de Redacção – que sensação!”, fez com que todos se pudessem integrar numa mini-equipa-de-redacção, despertando para a necessidade de agir perante o militante número um da JOC – a nossa JO. Sendo este o primeiro encontro para muitos dos presentes, foi também um misturar de novas experiências, que fizeram de todos os momentos grandiosos. Desde a união que entre todos que se formou, o espaço de reflexão sobre a JO, a noite cultural, a divulgação da nossa revista pela cidade, o espaço de oração e de partilha conjunta, todos os momentos se tornaram essenciais para que como Jocistas conseguíssemos conhecer ainda mais o movimento.
sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010
Equipa de Redacção - Que Sensação!
Com o tema “Equipa de Redacção – que sensação!”, fez com que todos se pudessem integrar numa mini-equipa-de-redacção, despertando para a necessidade de agir perante o militante número um da JOC – a nossa JO. Sendo este o primeiro encontro para muitos dos presentes, foi também um misturar de novas experiências, que fizeram de todos os momentos grandiosos. Desde a união que entre todos que se formou, o espaço de reflexão sobre a JO, a noite cultural, a divulgação da nossa revista pela cidade, o espaço de oração e de partilha conjunta, todos os momentos se tornaram essenciais para que como Jocistas conseguíssemos conhecer ainda mais o movimento.
quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010
JOC Porto - Quem somos Nós?

Caro(a) “blogger”, J.O.C. significa Juventude Operária Católica e, citando uma frase já tão conhecida por todos nós, é "um movimento de jovens, pelos jovens e para os jovens".
Somos pessoas que sentimos necessidade de nos juntar, associar, parar, reflectir e mudar o nosso pequeno mundo com simples, mas grandes gestos e atitudes. Sentamo-nos em conjunto numa sala de reunião, num centro paroquial, num café ou em casa de um amigo, e em grupo vemos o que se passa à nossa volta, o que nos preocupa no trabalho, na escola, na vida familiar, as injustiças que vivemos todos os dias.
Após esta reflexão, pessoal e conjunta, passamos à acção! Agimos de forma consciente, individual e em grupo, acreditando que o Mundo pode mudar e que nós fazemos parte da sua mudança!
Somos jovens irrequietos e espalhados um pouco por todo o país. Estamos organizados em pequenos grupos de base (paróquias) e em dioceses.
O grupo de militantes, Farol (Diana e Lisandra) e o grupo Mil Cores (Pedro, Alberto, Miguel, que falta na foto, Ana Cristina, Sandra e Rita), da base de Codessos.
Alguns meninos do grupo mais novo de Fiães, Sorrisos (que fazem parte a Luísa, Natália, Ana Catarina, Miguel, Rui, Tiago, Maria, João, Catarina e Manuela) e a animadora, Marta. Na mesma base existe um grupo de militantes, o grupo Raízes, com o Nelson e Ricardo.





Nesta base nasceu há pouco tempo um outro grupo mais novo com o Miguel, a Laura, a Sara e a Marta.
Queria também deixar um abraço especial e um obrigado aos jocistas que nos deixaram o ano passado: ao Rato, Vitor e Helder (S. João de Ver), à Carla (Fiães) e ao Padre Martins, páraco da Madalena, que durante 8 anos foi Assistente Diocesano da JOC.
terça-feira, 23 de fevereiro de 2010
Quaresma = Loucura
segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010
Jovem Cultural - FantasPorto
domingo, 21 de fevereiro de 2010
Jovem Cultural - Teatro
sábado, 20 de fevereiro de 2010
Realidade Diocesana - Dificuldade De Integração Dos Jovens No Mercado De Trabalho
sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010
Jovem Cultural - Festival Sentado
quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010
Dia da JO!
quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010
Jovem Cultural - Teatro
Quaresma = Chama(r) para a Páscoa!

resíduo do que passou,
irreconhecível agora,
neste pó cinzento.
Eu também sou caminhante
não preciso de o disfarçar!
Contudo, sinto desejo de durar,
de deixar um rasto da minha passagem.
Não terei a sorte
de me erigirem uma estátua.
Mas se ao menos deixasse
um pouco de luz a iluminar os outros,
e de alegria semeada generosamente
neste mundo tão cinzento!
Deixarei marcas nos caminhos
se procurar mais amar que ser amado."
(ARNOLD, François - Caminhos de Páscoa. Porto: Edições Salesianas, 1993)
terça-feira, 16 de fevereiro de 2010
Carnaval
lá vai artur,
lá vai
com um rolo de serpentinas
na mão.
lá vai artur,
lá vai
vestindo a fantasia,
que é o desengano
por um dia,
da máscara que usa
ao longo do ano.
lá vai artur,
lá vai
com um molho de confetis
junto ao coração.
lá vai artur,
lá vai
a caminho do salão,
levando por vontade,
a de num dia só,
tirar desforra
de 364 de ilusão.
lá vai artur,
lá vai.
cerveja e mais cerveja,
afogando as acumuladas mágoas
da luta por um lugar ao Sol,
entre intrigas
e muita, muita inveja.
lá vai artur,
lá vai
dançando ao som
das notas musicais
da “banda realidade”.
dança.
requebra.
balança.
samba após samba
entre risos,
confetis,
serpentinas
e imensa alegria.
...até que...
raios!
a “realidade” tocou
o seu último samba.
já é dia.
que castigo.
caramba!
lá vai artur,
lá vai.
fantasia trocada.
agora trajando
fato,
gravata
e sapato a condizer,
p’ra ninguém dizer mal
nos dias e dias
deste imenso carnaval.
lá vai artur,
lá vai...
Eduardo Roseira
Em http://sol.sapo.pt/blogs/eros/default.aspx
segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010
Jovem Cultural - Jazz
Dia da JO
Comemoração dos 65 anos da Revista em Portugal!
Muita JO - Juventude Operária! - Divulgação + Novas Experiências + Contacto + Diversão + Convivio + Surpresas
28 Fevereiro em Paços de Ferreira
Contamos contigo!!
Em breve mais informações!
domingo, 14 de fevereiro de 2010
Jovem Cultural - Pink Floyd
sábado, 13 de fevereiro de 2010
INOV - Social

O Estado Português já investiu cerca de 79 milhões de euros desde o arranque dos programas INOV, tendo sido criados até ao momento os INOV Jovem, Contacto, Art, Mundus, Vasco da Gama, Social e Export.
O INOV-Social contempla mil estágios em instituições da economia social sem fins lucrativos e destina-se a jovens desempregados até aos 35 anos, com qualificação superior nas seguintes áreas:
* Economia
* Gestão
* Direito
* Ciências sociais
* Engenharia
Na cerimónia de lançamento do Programa, que decorreu a 13 de Janeiro, a Ministra do Trabalho e da Solidariedade Social, Helena André, sublinhou que o INOV-Social quer “aliar a inovação e o empreendedorismo que os jovens trazem àquilo que é um serviço que tem de ser cada vez de maior qualidade, e que é prestado pelas organizações da Economia Social”.
Estes estágios têm a duração de 12 meses e são remunerados em cerca de 840 euros mensais (duas vezes o Indexante de Apoio Social), valor ao qual acresce o subsídio de alimentação e, nas situações que o justifiquem, subsídio de transporte ou de alojamento. No total o Estado terá uma comparticipação na ordem dos 10 milhões de euros, neste novo programa de estágios.
Os formulários de candidatura estão disponíveis em
13 Janeiro 2010,
JO - Fevereiro / Março 2010
quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010
Jovem Cultural - Flash Mob
Iniciativa Emprego 2010

* manutenção do emprego
* inserção de jovens no mercado de trabalho
* criação de emprego e combate ao desemprego
No que diz respeito à inserção da população jovem no mercado de trabalho estabelece-se:
1. Reforço do apoio à contratação sem termo de jovens à procura do primeiro emprego e desempregados inscritos nos centros de emprego há mais de seis meses, até aos 35 anos, concedendo um apoio directo no montante de 2500 euros, em acumulação com isenção do pagamento de contribuições para a segurança social a cargo da entidade empregadora, pelo período de 24 meses, ou, em alternativa, isenção por 36;
2. Reforço do “Programa INOV”, incluindo programas de estágios para licenciados em áreas específicas, nomeadamente nas áreas da mediação sociocultural, do ambiente, da protecção civil e das energias renováveis;
3. Criação de um programa de estágios profissionais para jovens portadores de cursos profissionais e tecnológicos e de outras formações qualificantes de nível secundário e de níveis três ou quatro;
4. Criação de um programa de apoio à contratação dos jovens que concluíram os estágios profissionais identificados na subalínea anterior, incentivando a articulação entre as escolas e as entidades empregadoras e privilegiando as áreas tecnológicas;
5. Requalificação de 5000 jovens licenciados em áreas de baixa empregabilidade de forma a facilitar a sua adequada inserção no mercado de trabalho.

Entre as medidas aprovadas consta também um programa de estágios para desempregados acima dos 35 anos que não têm acesso ao subsídio de desemprego. Os critérios de acesso a este novo programa exigem ainda que os candidatos tenham concluído o ensino básico ou secundário através das Novas Oportunidades ou que sejam licenciados.
O Conselho de Ministros aprovou igualmente o prolongamento de duas iniciativas que vigoraram em 2009 e que agora se estendem até ao final de 2010:
- será mantido o alargamento do subsídio de desemprego aos 18 meses
- permanecem abertas, até 31 de Dezembro, as candidaturas de acesso à linha de crédito extraordinária destinada ao financiamento de 50 % da prestação mensal do crédito à habitação (desde que os candidatos se encontrem na situação de desemprego há, pelo menos, três meses).

14 Janeiro 2010,
IPJ
terça-feira, 9 de fevereiro de 2010
Jovem Cultural - Joss Stone
segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010
Projecto Limpar Portugal

Saber mais em: http://www.limparportugal.org/
domingo, 7 de fevereiro de 2010
2010: Ano Europeu do Combate à Pobreza e Exclusão Social
Exclusão social: processo através do qual algumas pessoas são atiradas para a periferia da sociedade impedindo a sua participação plena na vida social devido à pobreza, à falta de competências de base e de possibilidades de aprendizagem ao longo da vida ou devido a alguma discriminação. Essas pessoas possuem acesso muito restrito ao poder e aos organismos de decisão e sentem-se incapazes de influenciar as decisões que afectam a sua vida quotidiana.
(Tradução do Relatório Conjunto Sobre Inclusão Social, COM 2003, 773 Final).
O Parlamento Europeu e o Conselho da União Europeia aprovaram em 22 de Outubro de 2008 a decisão relativa à instituição de 2010 como Ano Europeu de Combate à Pobreza e à Exclusão Social.
O trabalho durante este ano pretende alcançar:
- Responsabilidade partilhada e participação – envolver e mobilizar todas as pessoas e instituições neste combate.
- Coesão – uma sociedade moderna deve de ser capaz de garantir o bem-estar de todos os seus membros, aceitando a diversidade e as diferenças.
- Empenho e acções concretas – compromisso de todos os actores no sentido de desenvolverem um esforço a longo prazo no combate à pobreza.
Para tal todos somos chamados a actuar:
Estado + Autarquias + Organizações Não Governamentais + Sector Privado + Estruturas da Área Social + Parceiros Sociais + População em Geral
E tu, o que vais fazer?
Ver mais em: http://www.2010combateapobreza.pt/
sábado, 6 de fevereiro de 2010
E agora? Vamos ou ficas parado?
Movimento Perpétuo Associativo
Deolinda Composição: Pedro da Silva Martins
Agora sim, damos a volta a isto!
Agora sim, há pernas para andar!
Agora sim, eu sinto o optimismo!
Vamos em frente, ninguém nos vai parar!
-Agora não, que é hora do almoço...
-Agora não, que é hora do jantar...
-Agora não, que eu acho que não posso...
-Amanhã vou trabalhar...
Agora sim, temos a força toda!
Agora sim, há fé neste querer!
Agora sim, só vejo gente boa!
Vamos em frente e havemos de vencer!
-Agora não, que me dói a barriga...
-Agora não, dizem que vai chover...
-Agora não, que joga o Benfica...
e eu tenho mais que fazer...
Agora sim, cantamos com vontade!
Agora sim, eu sinto a união!
Agora sim, já ouço a liberdade!
Vamos em frente, e é esta a direcção!
-Agora não, que falta um impresso...
-Agora não, que o meu pai não quer...
-Agora não, que há engarrafamentos...
-Vão sem mim, que eu vou lá ter...
Jovem Cultural - PortoRestaurantWeek
quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010
Portugal -» Desemprego -» Emigração

«Há muitas organizações não-governamentais que indicam que Portugal nunca traçou uma fase de tão elevado número de saídas. Esta fase é em tudo semelhante aos finais da década de 1960, a época da chamada "mala de cartão".»
Segundo o director da Obra Católica das Migrações, Francisco Sales, «A realidade é que estes que saem não são contabilizados. Se não houvesse a emigração, se os portugueses não saíssem, a taxa de desemprego seria uma coisa astronómica».
2 Fevereiro 2010,
Para ver notícia completa liga-te a: